domingo, 27 de maio de 2007

A arquitetura líquida e a rigidez da forma

Comparar El Lissitzky com o grupo NOX comandado por Lars Spuybroek é visível o hibridismo dos volumes e das formas. Esta produção híbrida tem sido uma crescente inquietação diante das possibilidades de criação no campo da arquitetura e o cruzamento das linguagens.
Esta arquitetura liquida proposta tem como base o ciberespaço, sendo usada como referência ao espaço interconectado da rede global de computadores. Pode se dizer que o ciberespaço tem uma arquitetura constitutiva, cujas principais características são a imaterialidade, a liquidez, a mutabilidade e a interatividade. O seu desenvolvimento tem provocado inúmeras mudanças nas organizações sociais, políticas e econômicas das sociedades pós industriais, fenômeno que se reflete também no âmbito das disciplinas culturais, inclusive na disciplina arquitetônica.
Os integrantes do grupo NOX estão introduzindo mudanças nos modos de pensar, de planejar e de construir a arquitetura. Estes arquitetos, cuja formação profissional está intimamente vinculada ao desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação e dos programas infográficos voltados para o planejamento arquitetônico, acreditam que as mudanças no âmbito da disciplina arquitetônica devem estar fundamentadas em princípios e procedimentos projetuais que entendam a arquitetura como um espaço animado e interativo.
Com o advento da computação gráfica, eles começaram a utilizar as técnicas de animação infográfica digital, proporcionando mudanças nos procedimentos de representação e de criação do espaço arquitetônico e maior liberdade para projetar, visto que através de softwares foi possível criar formas ate então inimagináveis sendo chamadas superfícies topológicas, e antes dessa tecnologia, a arquitetura era estável e pura na sua estrutura, assegurada pelas das coordenadas fixas e atemporais.
O fato de fugir da forma geométrica tradicional e criar forma fluida, mutável e maleável acaba gerando outra forma abstrata, mas composta de elementos de fechamentos, como piso, parede e teto.
A arquitetura Proun também tem no seu conceito o espaço cósmico como base para sua dimensão. Observando que na década de 30 essas idéias já permeavam pelos arquitetos, com o intuito de inovar dentro de cada estilo, mas eram limitados pelas técnicas de representação e principalmente construtivas.

Nenhum comentário: