segunda-feira, 28 de maio de 2007

Ópera Prima: o real cada vez mais próximo

O concurso Ópera Prima é um concurso promovido pela Braskem e escolhe os melhores projetos finais das universidades de arquitetura do Brasil.
Um dos projetos que se identifica aparentemente com os de El Lissitzky é a proposta de Requalificação da Pedreira do Morro Santana, que tem o objetivo de criar um centro cultural e um parque ambiental em meios a uma antiga degradação da natureza pelo homem. A aluna Marta Floriani Volkmer orientada pelo professor José Carlos Marques do Centro Universitário Ritter dos Reis em Porto Alegre conseguiu vencer o desafio de reconectar a capital gaúcha a um importante e desconexo ambiente natural.
Através das dimensões e da linguagem arquitetônica, a aluna resolve o problema dos desníveis com volumes de grande escala e de forma elegante.
É nítido como a informática vem dominando todos os processos de criação dos projetos, desde seus croquis até a sua execução. Essa proposta de interagir com a natureza também remete aos conceitos de Zaha Hadid, a qual tenta conciliar e dar uma continuidade à mesma.
Observando a qualidade dos projetos, nota-se como o fato de utilizar a tecnologia para a criação, parece incentivar e estimular uma maior diversidade de formas arquitetônicas e torná-la mais lúdica e real.

Nenhum comentário: